Medo e Ansiedade do Desemprego Na Crise

Pergunta: meu marido e eu estamos empregados, mas muitos a nossa volta estão perdendo seus empregos. Como controlar minha ansiedade e o medo de ficar desempregada nessa crise?

 

Épocas de crise sempre são épocas mais tensas e intensas também. Filhos na escola, prestação do apartamento, gastos fixos mensais, parcelas de um empréstimo tudo isso coloca uma pressão maior que pode acabar sim se tornando uma ansiedade mais crônica afetando nosso dia a dia, nossas relações, tirando nosso sono e piorando a nossa saúde física, mental e emocional.

Doenças relacionadas ao estresse, segundo pesquisas, são as mais frequentes no mundo atual, são também aquelas que geram o maior número de vítimas como infartos e derrames.

O mundo de hoje mesmo sem crise, é um mundo agitado, cheio de pressões e com uma velocidade longe de ser a mais saudável. Momentos de crise econômica agravam ainda mais esse quadro de estresse cotidiano em que vivemos.

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O que fazer? Como não se deixar levar pela ansiedade e o estresse agravados por uma crise?

Calma! Há sim formas de você se ajudar num momento de crise, você não precisa se afundar junto com uma crise econômica, não mesmo!

No seu caso (da nossa leitora que enviou a pergunta) você ainda possui um emprego e seu marido também. Além de conselhos extremamente práticos e de conhecimento de todos nós durante momentos de crise, mas que vale sempre relembrar, evite fazer gastos extras como trocar de carro, comprar uma casa, fazer um empréstimo além de sua capacidade e assim por diante. Nessa área, economistas possuem ótimos conselhos.

Busque cortar aquilo que não e essencial, tente economizar parte do dinheiro que você ganha poupando assim para o caso de desemprego.

Hoje em dia já há inclusive alguns seguros vendidos pelos bancos nessa área, seguros para pessoas que estão empregadas que receiam o desemprego, seria bom pesquisar. Recomendo que você busque conselhos de economistas nessa área também!

O que vejo no dia a dia da minha atividade de palestrante e Coach de empresários, executivos e profissionais das mais diversas áreas de atuação, é que todas essas medidas para se proteger dos impactos de uma crise, como gastar menos, guardar mais dinheiro ou fazer um seguro desemprego, não significam que você garantirá mais paz e tranquilidade em sua vida… Tenho clientes com contas bancarias gordas, que possuem dinheiro suficiente para parar de trabalhar se optassem, mas que durante momentos de crise econômica também perdem o sono, ficam tensos e estressados, alguns até adoecem por conta desse aumento de estresse.

Importante perceber que ser vítima de estresse e ansiedade não está ligado apenas a quantidade de dinheiro que temos ou que não temos.

Ansiedade e estresse são respostas naturais que fazem parte da nossa biologia humana, sentimos ansiedade e nos estressamos quando nos deparamos com incertezas sejam elas de qualquer natureza, econômica ou não.

Muito importante e inteligente essa sua preocupação em não se deixar levar pela ansiedade e o estresse nesses momentos de crise! Sabe por que? Pesquisas apontam que quando estamos estressados e ansiosos, perdemos ganhos de produtividade, somos menos criativos, nossa memória de curto prazo fica mais comprometida o que faz com que esqueçamos mais das coisas, levamos também mais tempo para fazer o nosso trabalho, ficamos mais irritados e com isso entramos em mais conflitos com nossos colegas no trabalho… ou seja, apresentamos uma queda em nosso rendimento no trabalho! Exatamente o que não se quer em um momento de crise! Afinal durante a crise as empresas geralmente fazem cortes e demitem funcionários que rendem menos e optam por ficar com aqueles que rendem mais…

Tenho um amigo que trabalha em uma construtora, o ramo de construção civil sempre é bastante afetado em épocas de crise. Na empresa em que ele trabalha, houve uma demissão de 40% dos funcionários, um corte tremendo de funcionários. Como ele é muito dedicado, ama o que faz e faz muito bem, ele não só permaneceu na empresa como também teve um aumento de salário!

Realmente é muito importante saber domar nossa ansiedade e reduzir nossos níveis de estresse no dia a dia ainda mais durante uma crise econômica onde queremos render mais em nosso trabalho e não o contrário!

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Há inúmeras ações que podemos tomar para administrar e reduzir a nossa ansiedade.Vou citar aqui algumas delas (há outras inúmeras que não serão citadas aqui)

  • Atividade física: muitas pesquisas comprovam que a atividade física pode sim ajudar a reduzir o estresse, ainda mais se você optar por atividades mais relaxantes como fazer exercícios em um parque, ao redor de natureza por exemplo. O caminhar, apesar de uma atividade simples, pode ser muito relaxante.
  • : muitos cientistas comprovaram que a fé, seja ela uma fe religiosa ou não, ajuda e muito no controle da ansiedade. Fazer orações por vinte minutos diários ou mais ouvindo uma musica calma pode reduzir os níveis de estresse segundo o cientista Andrew Newberg, isso independente de sua religião (budismo, católica ou outra). Portanto, sugiro fortemente que você repense como pode cultivar mais a sua fe e dedicar a ela mais momentos em seu dia. Se você for ateu e não acreditar em Deus, recomendo mesmo assim, buscar então por atividades como Yoga, pilates, meditação que ensinem você exercícios práticos e básicos de respiração desprovidos de fundo religioso que irão ajuda-lo muito na redução da ansiedade.
  • Ler: alguns cientistas comprovaram que o habito de ler, preferencialmente assuntos mais neutros (nada de ler livros de terror, ficar só lendo notícias sobre crise econômica e desemprego crescente…) ajuda também a reduzir o estresse e a ansiedade. Aproveite para passear por uma livraria e buscar por algum livro interessante.
  • Dormir: não caia da tentação de dormir pouco ou dormir menos, mesmo se estiver sem sono fique na cama deitado, ouça uma musica mais calma e relaxante, mantenha um ambiente escuro, é o que recomenda o cientista e autor de livros sobre o sono Richard Wiseman. O sono é um assunto mais sério do que imaginamos, ele é essencial para o pleno funcionamento e recuperação do nosso corpo e cérebro, recomenda-se pelo menos 8hs de sono diárias.

Como disse, há inúmeras outras atividades que reduzem nossa ansiedade, como assistir filmes de comedia ou de conteúdo leve (evite dramas, terror, filmes tensos em geral), sair com nossos amigos para conversar, ouvir músicas relaxantes entre outras tantas.

 

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