Coaching Ajuda a Lidar Melhor Com a Pressão e Cobranças Por Resultados

(Assunto: Como lidar com pressão por resultados e cobrança por alta performance no dia a dia – O trabalho do Coach )

Pontos no ibope, campeonatos, medalhas olímpicas, recordes mundiais, rendimento, faturamento: metas e objetivos. Todos esses termos têm intrínsecos à palavra pressão por resultado e estão atrelados em geral a pessoas que estão no foco: atores, apresentadores de TV, atletas, empresários, executivos e CEO´s de grandes empresas. Como essas categorias conseguem equilibrar vida profissional e pessoal? Como um presidente de empresa consegue deixar de lado uma preocupação familiar importante durante um processo de fusão? Ou ainda um ator supera as críticas da mídia com relação ao seu trabalho?

Vida pessoal e profissional fazem parte do cotidiano de todos e equilibrá-las sem estresse não é tarefa fácil para ninguém, imagine então para as categorias citadas, que estão na pressão 24 horas por dia.  É neste ponto que surge um novo profissional, o coach, que oferece estratégias para que essas pessoas – seja um alto executivo ou um jogador de futebol – mantenham foco em seu trabalho sem deixar de lado a felicidade pessoal. “O bem-estar e o equilíbrio que fazem com que qualquer pessoa renda e seja feliz podem ser construídos. Mas muitas vezes, em determinadas carreiras, a pressão é muito maior que em outras. Um atleta em uma final de campeonato precisa de concentração extra e não saber lidar com os problemas exteriores pode afetar certamente em sua performance. A mesma coisa para um executivo”, diz Giuliano Milan, coach de executivos e personalidades como o atacante Lucas do São Paulo, do nadador olímpico Thiago Pereira e da atriz Bianca Rinaldi, entre outros.

Coach certificado pela American Society of Training and Development (ASTD), Milan vem da área administrativa e de marketing, durante anos viajou para outros países para estudar sobre comportamento e pessoas. Ele explica que o trabalho de coaching não pode ser confundido com terapia, muito pelo contrário, é formatado em módulos e tem duração finita e curta. “Trabalho com administração de tempo, prioridades, planos de metas e busco cobrir campos que permitam que o profissional mantenha-se equilibrado e focado. Desenvolvo a rede de apoio necessária para que a pessoa lide com as grandes pressões diárias de  uma maneira tranquila”, conta Giuliano Milan. Ele explica que quando há alguma dificuldade estratégica na carreira que está intimamente ligada a algum conflito emocional ele conta com a parceria e o trabalho de psicólogos.

As conexões entre estabilidade e segurança, o equilíbrio das pressões pessoais e profissionais, a própria felicidade são temas inerentes ao trabalho de Milan. “Meus clientes têm um alto nível de demanda profissional: é o mercado financeiro global, a final do campeonato, a busca pelo menor tempo na piscina, uma medalha olímpica, o dia a dia alucinante de gravações em uma novela. E todos eles têm uma alta demanda familiar. Como conciliar tudo e não explodir? E mais: ser constante e ter qualidade de vida. É exatamente aí que construímos uma base solidificada”, diz o coach.

Os clientes de Milan buscam por um tipo de atenção individualizada, com encontros que duram cerca de uma hora e meia. Mas o trabalho pode ser renovável. “Algumas vezes, depois de atingirmos o proposto, o cliente traz novas diretrizes e aí renovamos o trabalho, mas sempre com prazo determinado para finalizar”, afirma o coach. “Algumas empresas preferem fechar um pacote de 20 ou 30 sessões anuais e distribuem essas sessões para diretores e gerentes em determinadas épocas do ano, em geral quando a empresa precisa de um alto rendimento e sabe que terá um período de muita pressão pela frente”, conta.

Giuliano Milan também atende grupos dentro das empresas. “Faço sessões de coaching em grupo. São para grupos pequenos de líderes, gestores, gerentes e diretores. É um trabalho bem interessante e de muito retorno.”

O trabalho de Milan também está acessível ao público em geral, por meio de palestras e seus livros publicados no Brasil e em Portugal “É preciso pouco para ser feliz” e “Relacionamentos que dão certo” (editora Novo Século), aprovados por nomes importantes como o jornalista Milton Leite, o bicampeão olímpico Mauricio Lima, a cantora Fafá de Belém e o apresentador Rodrigo Faro.

Os livros do autor:

, , , , , , ,

Ainda sem comentários.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: