Concorrência e Competição – como lidar quando elas geram divisão e problemas na equipe?

(Assunto: o que e concorrencia, como lidar com a competição e concorrência destrutivas que geram divisão e problemas na equipe)

Giuliano: Como em casa quando se tem vários filhos, é o papel dos que tem autoridade, geralmente os pais, educarem seus filhos mais para a cooperação e não para a competição e concorrencia destrutivas. Esse instinto animal para a competição existe dentro de nós, ele é natural. O desafio passa a ser o de superar esse instinto animal direcionando-o no sentido da cooperação e da superação ao invés da competição destrutiva onde todos, repito todos, saem perdendo!

Isso vale para a administração de países, famílias e também de empresas. Empresas de sucesso centenário são empresas focadas em fomentar em suas equipes o espírito de companherismo e cooperação para a superação dos desafios diarios. Elas buscam se superar sempre mesmo sendo a numero 1 do mercado. Tem aquelas empresas, claro, que ao invés de buscar a superação de si mesmas querem apenas passar na frente das concorrentes de forma destrutiva ou como dizem “acabar com eles”. O foco delas não está no sentimento de inovação e de superação mas sim apenas de passar a frente e acabar com o outro… Empresas assim quase nunca conseguem ficar a frente por muito tempo, e, se conseguem ficar a frente, não se mantêm por muito tempo assim. Trabalhar em empresas assim não é um prazer e sim um fardo…

Essa atitude também se aplica no dia a dia de nossas vidas.Nosso foco pode ser o da superação, superação de nossos próprios limites e desafios. Ter uma vida assim é ter uma vida estimulante e feliz porque sem desafios e a superação deles não há felicidade!

E claro que competição acirrada dentro de uma equipe, empresa, família ou país gera sempre conflitos, guerras, divisões e rupturas. Basta apenas você decidir: qual o jogo que você quer jogar nessa vida? A bola desse jogo está em suas mãos! Se em sua empresa joga-se o jogo da competição destrutiva custe o que custar e você não é feliz ali, talvez esteja na hora de buscar trabalho em empresas onde a filosofia é outra e tem muitas empresas assim, basta procurar!

Conheça mais sobre o livro de Giuliano Relacionamentos Que Dão Certo onde você encontrará dicas para melhorar seus relacionamentos dentro e fora do trabalho.

, ,

Ainda sem comentários.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: