Qual a importância do sexo para a felicidade ?

Giuliano: Acredito que o afeto e o amor sejam primordiais para a felicidade. Inclusive em meu livro “É Preciso Pouco Para Ser Feliz” falo sobre a importância de cultivarmos o amor em todos os lugares. Nós precisamos de amor para sobreviver assim como precisamos de ar. O sexo pode ser uma forma de expressão de afeto e amor, ou não…

Crianças não praticam o sexo e são felizes. Há relatos de adultos e senhores que não praticam o sexo por inúmeros motivos seja por escolhas pessoais, seja por ausência de um parceiro e assim por diante e mesmo assim são pessoas felizes. Há pessoas que vivem da prática do sexo, são profissionais cuja atividade é o sexo e não são pessoas necessariamente felizes.

Felicidade tem sim a ver com usar seus talentos para fazer o bem e ajudar as pessoas, essa é a real fonte de felicidade verdadeira e duradoura.

Aproveitando essa pergunta, há um outro ponto sobre o sexo. Acredito que como tudo na vida ele pode nos equilibrar ou nos desequilibrar, e aqui incluo não apenas o ato sexual mas os pensamentos, desejos e tudo que envolve o sexo.  Quando nosso foco e escolha pessoal são os de construir uma vida feliz e equilibrada, o sexo é uma força que precisa, com certeza, ser bem administrada e dosada como nossa apetite por comida e por outros prazeres também. Comer tudo que você tem vontade sem limites não criará uma vida equilibrada e feliz, pelo contrário! Há alimentos que temos vontade de comer que claramente nos fazem mal. O mesmo vale para o sexo.

Vejo hoje em dia uma sociedade que deposita no sexo uma fonte de felicidade que não condiz com a realidade, o mesmo vale para o dinheiro que muitos  acreditam ser uma enorme fonte de felicidade.  Sabemos de pessoas que praticam sexo regularmente e que tem fortunas e são deprimidas e tristes, mais uma vez nos mostrando que felicidade vem de dentro e não de fora seja de um soma de dinheiro, de uma pessoa linda, sexy e atraente ou mesmo de comidas saborosas.

Mas até entendo o porquê disso acontecer. Há negócios que dependem do apelo sexual para sobreviver e vender seus produtos. Como na fase atual do capitalismo vale quase tudo, é normal vermos propaganda de cerveja e até de pasta de dente com apelo sexual! Somos bombardeados em todos os momentos e em todos os lugares com imagens que geram apelo sexual, seja através da mídia ou através da moda e da forma que nos vestimos.

É interessante ver como, por exemplo, algumas aldeias indígenas lidam com o sexo. Há aldeias que não tem acesso à revistas, televisão e assim por diante. Nessas comunidades a relação com o corpo e com a aparência é bem menos sexual que em nossa sociedade capitalista. Claro que há a presença do sexo, do desejo nessas comunidades mas vemos como na nossa sociedade atual o apelo sexual tomou uma proporção gigantesca, e claro por motivos comerciais e lucrativos sempre.  É normal caminharmos em shoppings e vermos meninas de seis anos de idade com sandálias com saltinho, bolsa, mini saia e completamente maquiadas, vitimas dos apelos comerciais às vezes gerando um apelo sexual deslocado o que pode inclusive colocá-las em risco em uma sociedade onde há a presença de pedófilos.

Por esses e por outros motivos acredito que o sexo não é o elemento mais importante na fórmula para a felicidade, há outros elementos muito mais importantes. Mas sei também que, ao mesmo tempo,  o apelo sexual é um elemento importantíssimo, senão o mais importante, na fórmula do sucesso capitalista por isso ser normal tantos acreditarem que o sexo seja tão importante para a felicidade.

One Comment em “Qual a importância do sexo para a felicidade ?”

  1. keuda_rinaldi
    Janeiro 11, 2011 às 4:39 pm #

    Você está completamente correto a felicidade vem de dentro de cada ser humano. A maneira como ela lida com a sua vida é que faz a diferença, como aquilo que ela escolher pra se relacionar. Tem pessoas que acham que só podem ser felizes acompanhadas, e não veêm que a sua melhor companhia e você mesma.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: