O que eu posso fazer para ter calma no momento das provas, testes e outros desafios ?

Giuliano: Pesquisas mostram que quando estamos calmos e relaxados somos mais inteligentes e eficientes, vemos saídas criativas para problemas, somos mais positivos e nosso desempenho melhora. Não é por simples acaso que atletas de alto desempenho sabem da importância de estarem calmos,  concentrados e equilibrados no dia da competição. O mesmo se aplica para militares que precisam estar calmos e concentrados num momento de conflito pois isso pode significar a diferença entre a vida e a morte para eles.

Com certeza, o treino nos ajuda e muito! Precisamos, através da repetição, ganhar confiança em nossas habilidades. Para um corredor, o treino significa correr muito, se preparar, cuidar da alimentação e toda essa dedicação o preparará para o desafio da próxima maratona. Se você estiver se preparando para um prova de matemática, o treino e a prática repetitiva de vários exercícios o ajudarão no momento da prova. O estudo e preparação irão ajudá-lo a ter mais segurança e calma no momento da prova. O despreparo e a falta de estudo geram ansiedade e preocupações nos alunos o que não contribui para um bom desempenho no momento dos testes.

Agora apenas treino não é o suficiente. Atletas brilhantes e atletas medianos treinam às vezes pelo mesmo período e intensidade. Por isso chegamos em outro ponto muito importante para nos dar calma durante momentos de provas, testes e desafios: talento. Um atleta que nasceu com talento de correr fará com o que o treinamento aliado ao talento o leve a conquistas homéricas e títulos olímpicos. Uma pessoa que nasceu com um talento para cantar, com uma voz e habilidades únicas para o canto e que se dedica, estuda e treina diariamente, tem chances de se tornar um grande cantor ou cantora.

Mas para aqueles momentos em nossas vidas, como nos estudos, onde somos obrigados em alguns momentos a estudar matérias para as quais não temos tanto talento ou facilidades, como fazer? Aí precisamos mesmo focar mais ainda no elemento “treino”, que no caso, é estudar, estudar e estudar. O estudo e a dedicação anteriores a prova de uma matéria que você tem dificuldades, aumentará o seu nível de autoconfiança e, portanto, de calma no dia da prova.

Já fui aluno e sei como gostaríamos de fórmulas mágicas que nos poupassem de estudar um pouco mais, mas não há formulas mágicas aqui para dividir com você! A fórmula é treinar, treinar e treinar, que no seu caso, significa estudar, estudar e estudar. Claro que o uso de técnicas de respiração, a prática regular de esportes, uma alimentação balanceada,  dormir bem antes da prova e assim por diante contribuem para aumentar o nível de calma no dia do exame, mas sem o treino do estudo ficará difícil manter a calma na hora do teste…

Mas como provas na escola e faculdade não serão as únicas “provações” e desafios que você enfrentará em sua vida, fica aqui a dica de que sucesso e felicidade estão fundamentados em: treino (dedicação, estudo e trabalho) + talento (habilidades e facilidades). Boa sorte e sucesso em seus exames e desafios!

One Comment em “O que eu posso fazer para ter calma no momento das provas, testes e outros desafios ?”

  1. Geovana Rinaldi
    Janeiro 26, 2011 às 5:32 pm #

    Nossa, isso tem muito sentido ! Obrigado pela dica !
    Bjoss

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: