Felicidade e Envelhecimento

Essa semana estive em uma unidade do SESI falando para senhores e senhoras, a maioria acima dos setenta anos de idade. Iniciei a palestra, como sempre, perguntando o que eles gostariam de alcançar até o final da vida deles. Foram interessantes a respostas, muitos querem saúde e conforto no corpo. Respeito da sociedade e da família também foi bastante mencionado. Querem amizade e amor. O que mais me chamou a atenção foi a questão do respeito. Aproveitei para conversar e refletir sobre o assunto do respeito à terceira idade.

O que fica evidente é que para a maioria da pessoas envelhecer é sinonimo de: decadência, impotência em todos os sentidos, invalidez, problemas e etc. E claro, aquilo que nós acreditamos e compramos como verdade para nós acaba se tornando realidade. Mas será mesmo que envelhecer não poderia ser sinonimo de: mais alegria, mais realizações, mais paz, mais segurança, mais amadurecimento e etc?

Está em nossas mãos a escolha de nossa atitude em relação ao envelhecimento. Podemos vê-lo como algo positivo, fonte de crescimento, amadurecimento e diversão  ou não.

Para aqueles senhores que estavam na platéia e que disseram que ninguém respeita pessoas com mais idade, perguntei justamente para esses o que eles achavam de pessoas com mais idade quando eles tinham vinte ou trinta anos. Houve um silêncio, muitos ali achavam, quando eram jovens, que pessoas mais velhas eram devagar, sem utilidade e apenas vivendo para esperar o dia da morte. Quando eram jovem nao valorizam pessoas mais velhas.

Ou seja, antes de pedirmos que os outros nos respeitem, em qualquer situação, precisamos primeiro aprender a nos dar o devido respeito.

Se quiser envelhecer feliz e com qualidade de vida comece agora revendo sua atitude em relação ao envelhecimento. Nunca é tarde para enxergarmos aspectos de nossas vidas sob novos ângulos, ângulos mais produtivos e positivos.

Ainda sem comentários.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: