Como as empresas tratam a questão emocional dos seus funcionários?

Antes da Revolução Industrial e mesmo no passado mais distante da humanidade sempre houve  uma relação direta entre trabalho e escravidão e exploração de trabalhadores. Percebemos que no passado os donos e dirigentes de negócios, empresas e governo eram preocupados com rendimento, queriam resultados e muitas vezes a ameaça, a violência e a força eram os  mecanismos utilizados para aumentar a produção e o rendimentos dos trabalhadores ou escravos. Ou seja, havia uma relação direta entre trabalho e obrigação, entre trabalho e sobrevivência imediata no caso dos escravos.

É recente, na historia da humanidade, o trabalho fruto de escolha e opção, um trabalho regido por direitos trabalhistas conquistados e ainda por conquistar. Hoje em dia percebemos uma abertura na mentalidade de alguns donos e dirigentes de empresas, negócios e do próprio governo. Muitos vêem hoje em dia que há uma relação direta entre como o funcionário se sente e os resultados que ele alcança. Essa percepção tem gerado uma onda de mudanças no mundo das organizações, tanto no ambiente de trabalho como no processo seletivo e formas de gestão de recursos humanos na empresas.

Hoje em dia encontramos muitas empresas preocupadas com a felicidade e motivação de seus funcionários. Claro, que devido a um passado extenso de trabalho forçado com poucos ou nenhum direito aos trabalhadores, há muitas empresas ainda que operam com mentalidade antiga, empresas essas que inclusive são fiscalizadas, multadas e punidas por abusar de seus colaboradores. Mas realmente acredito que empresas assim têm seus dias contados nesse mundo.  O respeito com o colaborador, a necessidade de compreendê-lo como um ser humano completo, com necessidades, sentimentos, anseios e talentos traz muito mais frutos positivos para as empresas do que o uso da força, exploração e ameaças.

Para aqueles de vocês que se encontram trabalhando em empresas com a mentalidade antiga e que precisam do trabalho para sobrevivência, minha sugestão é manter uma atitude positiva acreditanto e buscando por uma empresa que respeite e trate melhor seus funcionarios. Empresas assim existem e você merece trabalhar nelas. Lembre-se também, quando crescer profissionalmente e ocupar cargos de liderança e poder dentro de uma empresa ou em seu próprio negócio, de ser um lider humano que respeita e valoriza os seres humanos que trabalharão sob seu comando.

Estou certo que os enormes avanços da humanidade em todoas as áreas nos últimos séculos foram e são frutos da mudança da relação “ser humano e trabalho”. Temos hoje em dia seres humanos que trabalham por prazer, por isso, são muito criativos e geniais produzindo grandes avanços para a humanidade, avanços que jamais seriam conseguidos caso fossem forçados ou obrigados a trabalhar como acontecia no passado no sistema de escravidão ou trabalho forçado.

Anúncios
Ainda sem comentários.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: