Pergunta: Terapia ajuda para ter felicidade?

Resposta: Acredito que quando realmente queremos algo, muitas ferramentas podem nos ajudar. Mas precisamos antes querer. Já vi pessoas viciadas que realmente quiseram parar de usar drogas e que encontraram apoio em diversos lugares e conseguiram parar. Acho que o mesmo vale para ser feliz, quando você decide que quer ser feliz você poderá receber ajuda de vários lugares para isso.

Conheço pessoas que através de terapia aumentaram a presença de felicidade em suas vidas. Também conheço pessoas que através de uma religião conseguiram aumentar a presença da felicidade no dia a dia. No meu caso, livros sempre me ajudaram muito. Olhando para trás, vejo que todas as transformações e grandes mudanças em minha vida foram frutos de auxílio de livros e as reflexões que eles geraram em minha vida. Ou seja, tenho livros que marcaram a minha vida tanto quanto pessoas. Escrever livros, no caso os meus livros, também foi e ainda é uma grande fonte de reflexão, afinal um livro é uma condensação de reflexões e idéias do autor. Escrever meus livros me faz pensar, repensar, observar, questionar e refletir sobre vários assuntos. E reflexões sempre geram crescimento e evolução.

Acredito também que toda a transformação verdadeira e duradoura acontece de dentro para fora. Por isso que muitos relatam que Deus é uma fonte de transformação, afinal, se Deus existe dentro de cada ser humano, e é lá dentro que reais transformações ocorrem, dá para entender porque tantos relatam que Deus é uma fonte de transformação. Mas já vi muitos que optam chamar essa força interior de alma ou outro nome que não Deus. Conheço  até pessoas que se consideram ateus, que não acreditam em Deus, mas que acreditam no amor, na paz, na justiça, na harmonia e que trabalham de forma positiva para o bem de todos as vezes mais do que aqueles que dizem acreditar em Deus.  Talvez o importante não seja tanto o nome que se dá para essa nossa força interior, mas o fato de utilizá-la para realizar transformações verdadeiras e duradouras em nossas vidas.

Quando me perguntam se tal terapia, tal religião ou tal técnica é boa para aumentar a felicidade e o equilíbrio sempre respondo que o importante é seguir o seu coração e a sua individualidade. Realmente acho que não há dois seres humanos idênticos, somos únicos. Até mesmo no caso de escolher fazer uso de terapia você terá uma variedade de terapias e, principalmente, de terapeutas para escolher. O mesmo vale para médicos, sempre haverá muitas opções de médicos para você escolher. Alguns vão ser bons para você, outros nem tanto.

Ainda sem comentários.

Deixe uma Resposta

