Educação é Liberdade!

Pessoas bem instruídas, são sempre pessoas mais livres e mais inteligentes. Quanto mais instrução, apoio e condições de aprender você coloca à disposição de uma população, mais rapidamente ela evolui e cresce em todas as áreas.

Não há como pensar no princípio da liberdade de um indivíduo sem pensar na educação e na preparação desse individuo para que possa usufruir plenamente da sua liberdade.

Uma nação livre é uma nação que permite aos seus cidadãos pleno acesso a educação, a orientação e ao esclarecimento. É uma nação que estimula seus cidadãos a crescer e a melhorar como indivíduos e coletivamente como um grupo também.

A liberdade não é atingida com um aumento da distribuição da riqueza apenas, pois não é mais dinheiro na mão de cada pessoa que trará a liberdade de uma nação. Mesmo porque, uma nação civilizada e bem educada sempre terá um equilíbrio maior na distribuição de tudo, inclusive da riqueza, isso é uma conseqüência natural.

Tantos olham para países pobres, menos favorecidos, como assim são chamados, com pena e, às vezes, até preconceito e receio. Essas nações só são pobres porque ainda não foi distribuída ali a educação. Seus cidadãos não foram formados dentro dos princípios básicos de educação, conhecimento e convivência em grupo.

Da mesma forma que o futuro de um filho se torna arriscado quando ele não recebe educação de seus pais, mas apenas dinheiro e um lugar seguro e confortável para dormir, da mesma forma essa verdade se aplica para países inteiros.

Ao invés de nós, os chamados de “mais favorecidos”, termos pena ou queremos apenas salvar os países pobres do sofrimento da falta de água, de comida e de saneamento básico, podemos sim focar nossas energias e esforços para levar educação para aqueles menos favorecidos e marginalizados dentro e fora de nosso país.

Claro que levar educação é uma ajuda mais trabalhosa, profunda e que gera um envolvimento maior entre aquele que a dá e aquele que a recebe. Dar dinheiro, roupas e remédios pode ser bem mais simples e fácil, já que você dá essas coisas e está livre para “virar as costas” e continuar a cuidar de seu mundo e dos seus negócios.

Nações pobres não precisam do nosso pesar nem apenas de nosso dinheiro, eles precisam de nossa atenção, carinho e disponibilidade para dividir com eles conhecimentos básicos que os levarão a se tornar cidadãos livres, independentes e capazes de criar para si mesmos os confortos de uma vida mais digna e próspera.

Não espere por soluções simples e mágicas para ver um mundo melhor, mais livre e mais seguro para todos. Soluções assim não existem hoje e nem existirão. É preciso reunir esforços, se dedicar e abraçar essa causa e compreender que um minuto investido em educar não há dólares suficientes que consigam pagar.

Giuliano Milan

Trackbacks/Pingbacks

  1. Educação é Liberdade! (via ) « Educação, Química e Ciências - Outubro 27, 2010

    […] Pessoas bem instruídas, são sempre pessoas mais livres e mais inteligentes. Quanto mais instrução, apoio e condições de aprender você coloca à disposição de uma população, mais rapidamente ela evolui e cresce em todas as áreas. Não há como pensar no princípio da liberdade de um indivíduo sem pensar na educação e na preparação desse individuo para que possa usufruir plenamente da sua liberdade. Uma nação livre é uma nação que permite aos seus cida … Read More […]

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: