Como ajudar uma pessoa a sair de um vício de droga, fumo, álcool…?

Pergunta: Seu livro é muito bom. Seus textos são muito agradáveis, favorecendo assim para uma boa leitura. Porém o que eu gostaria de saber: como ajudar uma pessoa a sair de um vício  de droga, fumo, álcool…?

Giuliano: Vícios destrutivos em geral, na minha visão, são fruto de baixa auto-estima. E podemos ter vários vícios, uns mais destrutivos que outros. Há viciados em drogas, em sexo, em comida e trabalho. Vicio na verdade é o resultado claro do desequilíbrio. Quando estamos desequilibrados, expressamos vícios que refletem nosso desequilíbrio.

Para qualquer pessoa que se encontre nesse estado, a pergunta sempre é: se eu amasse essa chance que é a minha vida eu faria isso que estou fazendo comigo mesmo? O que posso fazer para buscar ter mais equilíbrio e propósito em minha vida? Isso porque se você se amar mais e encontrar um propósito maior para viver você não buscará por outro vicio mas deixará a necessidade de viciar-se de forma auto destrutiva.

Mas vamos a alguns fatos práticos. Trabalhei durante anos em um projeto para jovens viciados em drogas. Nesse projeto, havia psicólogos, pedagogos, assistentes sociais e toda uma equipe a disposição do jovem para ampara-lo. O que sempre observei é que os jovens que conseguiam sair das drogas e buscavam construir uma vida mais equilibrada e saudável eram os jovens que “queriam” e estavam abertos para isso. E é muito importante observar esse “querer”, pois sem ele fica difícil tirar alguém de algum vicio.

Outro fato que observei. Nós seres humanos temos uma tendência em mudar e buscar ajuda para mudar quando chegamos no fundo do poço, só aí buscamos e acreditamos na possibilidade de mudança. Esse fundo do poço varia de pessoa para pessoa. Conheci uma senhora que tinha sessenta anos que fumava desde os 15 anos. Ela me disse que havia tentado todos os tratamentos médicos modernos para parar de fumar, mas não conseguia. Ela fez de tudo mas continuava sem conseguir parar de fumar. Um dia, teve uma asma tão forte que precisou ir ao hospital, não conseguia respirar. Essa sensação de asfixia foi tão horrível para ela que no dia seguinte parou de fumar, hoje ela tem 75 anos e não fuma desde então.

Como disse, o fundo do poço varia de pessoa para pessoa. Houve um jovem no projeto que não queria parar de usar drogas, por mais ajudado que fosse. Um dia retornou ao projeto decidido a parar, sua mãe adoecera e estava no hospital e ele acreditava que isso havia acontecido devido aos desgostos que dera a sua mãe. Desde então, esse garoto parou de usar drogas e hoje estuda e trabalha.

Sei de famílias que já fizeram inúmeras intenverções em um parente para tratar o vicio de álcool, todas infrutíferas no sentido de faze-lo parar. Ate o dia em que a esposa e o filho o deixaram, e isso foi o fundo do poço que o fez “querer” mudar.

Divido aqui uma pergunta que sempre me faço, sabendo dessa tendência natural do ser humano em buscar e acreditar em mudanças quando o fundo do poço é atingido: O que eu poderia mudar em minha vida agora sem precisar esperar chegar ao “fundo do poço”?

Abaixa veja os livros do autor que podem ajudá-lo a aumentar a sua auto-estima e sua motivação pela vida:

10 Comentários em “Como ajudar uma pessoa a sair de um vício de droga, fumo, álcool…?”

  1. Carla Soares
    Setembro 4, 2011 at 1:01 pm #

    Na verdade uma pessoa que utiliza dos artificios da droga, do vicio nunca sabe realmente analisar o que é o fundo do poço para ele. Na mairia das vezes só tem consciencia quando as pessoas que a amam começam a lhe dar as costas , embora tem muitos que nem assim ainda se diz estar no fundo do poço.

  2. bianca
    Janeiro 2, 2012 at 9:47 pm #

    muito obrigado foi muto esclarecedor este tema acho que afamilia e pilar de tudo e precisamos salvar as pessoas que amamos desse vicio maldito sem apoio sem familia e muito dificil para

  3. karina santos
    Fevereiro 4, 2012 at 11:08 am #

    Muito obrigada seu texto me deu certeza , faz mais de um ano que tento tirar meu namorado das drogas ele chegava a ficar meses limpo , mas recaia e nessa recaídas eu ameaçava larga ele , e ele implorava para mim não desisti , só que hoje ta de mais as recaídas e eu acho que ele não liga por que eu só ameaço larga-lo mas não tenho coragem por que tenho medo de ele ir para o fundo do poço e por isso ele não se esforça , temos que ser os equilibristas da nossas vidas e não sermos equilibrados por outros , preciso deixa-lo assim estarei ajudando de verdade.

  4. jr.
    Fevereiro 13, 2012 at 1:29 pm #

    podemos e devemos jugar quando temos conhecimento da causa,estou tentando para de usar drogas,ja fiquei sem usar algumas vezes por algum tempo,dessa vez está mais difícil,por isso entrei nesse site.
    estou a procura de outras “ferramentas”que possam me ajudar,como sempre,nunca desisti e nunca aceitei a droga.
    gostaria de trocar idéias com,(usuários,adictos,dependentes),com pessoas que tem parente,conhecido que usa.podemos nos ajudar.preciso de ajuda.
    obs:entre em contato pelo meu msn…junior.mota@hotmail.com
    assunto…(amigo/a), para eu poder aceitar.

  5. bia
    Março 13, 2012 at 11:28 pm #

    Olá, tenho um filho dependente quimico, e ja tentei ajudar de varias maneiras,essa noite resolvi abandoná-lo.
    Vou deixar cair no fundo do poço, quem sabe assim da valor as pessoas que o amam e a sua propia vida.

  6. max
    Julho 26, 2012 at 2:38 pm #

    saber gerir a sua vida o remedio para sair desta vida so esta dentro de um lugar no coração o outro so da apoio acreidita tu consguis são pouco que querem saber de ti ou de nós

  7. max
    Julho 26, 2012 at 9:10 pm #

    olá eu so o maniango uma vez que Deus ta do teu lado tu consgues com eu to a consgui não culpa nigue pk esta pessoa tambem é so um viciado precisando de ajuda

  8. mattheus
    Setembro 16, 2012 at 9:19 pm #

    eu era um viciado pois mim digo q nao uso mais pq um dia morreria por causa do crack e nao sinto vontade de usar novamente e isso pra mim è so uma ilusao.mattheusmourao

  9. Nirleide
    Junho 3, 2013 at 6:00 pm #

    Bom tenho um amigo que meche com drogas com descobrir dei maior apoio para ele para,ele ficou cinco meses sem mecher ai ontem ele teve uma recaida,como devo proceder em relacao a isso

  10. Ingrid Tavares Duarte
    Janeiro 12, 2014 at 4:13 am #

    Eu gostei muito pois estou sofrendo muito com o meu marido muito triste mesmo já pessei em i embora mas gosto muito i meu filho e louco por Ele

Deixar uma resposta

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

Junte-se a 1.716 outros seguidores

