Como lidar pessoas invejosas e destrutivas?

Pergunta: Como lidar pessoas invejosas e destrutivas? Pessoas que querem menosprezar nossas conquistas de forma ofensiva?

Giuliano: Pode ter certeza que pessoas invejosas e destrutivas vivem uma realidade muito dolorida, a vida delas é sofrida! Pare para observar como isso é bem verdade. São pessoas que estão confusas, intimidadas pela vida, às vezes perdidas e por isso sofrendo.

Ninguém equilibrado e feliz é invejoso e destrutivo, isso eu lhe garanto! Perceber isso é importante, porque assim podemos aprender a não levar tanto para o lado pessoal  as invejas e ações destrutivas dessas pessoas. Claro que somos humanos e ter que conviver e se relacionar com pessoas invejosas e destrutivas é desafiador mesmo, para qualquer um.

Faca um simples exercício: tente abrir um pouco seu coração quando estiver ao redor de pessoas assim. Pode ser difícil, mas faça um esforço consciente. Muitas vezes nossa primeira reação é a de repulsa e impaciência com pessoas invejosas e destrutivas. Mas perder o nosso humor é justamente uma das coisas que elas buscam! Afinal elas querem destruir o que há de melhor em nossas vidas, e o nosso bom humor é uma das melhores coisas da nossa vida.

Está de fato sob nosso controle como podemos reagir às pessoas, porém não está sob nosso controle como as pessoas agirão conosco… Minha dica é ter muita paciência e persistência em abrir o seu coração quando estiver na presença de pessoas invejosas e destrutivas. E saiba que elas só o atingirão caso você permita que isso aconteça!

Às vezes me perguntam se devemos ser duros ou devemos ignorar pessoas invejosas e destrutivas. Fica mais fácil optar pelo caminho de ignorá-las quando a presença delas em sua vida é opcional.  Mas há casos onde a presença de pessoas assim não é opcional em nossas vidas. Elas podem existir em nossos trabalhos ou mesmo dentro da nossa própria família. Nesse caso, ignorar essas pessoas não funcionará. Isso porque ignorá-las poderá inclusive alimentar nelas a vontade e a força de continuarem as ofensivas contra você. Se for esse o seu caso, vale  a pena sim ser firme. Seja firme com pessoas invejosas e destrutivas, assim como você o é com crianças malcriadas, e estabeleça sempre os limites. Fique tranquilo que ser firme e estabelecer limites não é um ato rude, é um ato saudável e precisamos saber fazer isso com algumas pessoas.

Acesse a Página Oficial do autor no Facebook com textos, artigos e frases para refletir adicionadas diariamente, acesse aqui

No livro do autor Relacionamentos Que Dão Certo você poderá encontrar mais ajuda para resolver problemas e conflitos nos seus relacionamentos.

16 Comentários em “Como lidar pessoas invejosas e destrutivas?”

  1. Pérsio Lopes de Souza
    Janeiro 31, 2012 at 12:24 am #

    muito obrigado pelo artigo, estou lidando com um tio que teve tudo para ser o exemplo da família e caiu nas drogas quase foi, agora está conseguindo se reerguer com suas limitações e está achando que pode manipular e viver querendo da maneira que bem intende tenho dó mais tem horas que é difícil, obrigado.

    Att.

  2. FAFA
    Fevereiro 5, 2012 at 6:11 pm #

    tenho 2 noras, uma é um anjo e a outra é um verdadeiro vudú, inveja o pouco que temos e dividimos com ela,inventa mentiras para alcançar objetivos,defama e calunia qualquer pessoa, fala da mãe,e de todos.não se satisfaz com nada e tira nossa paz,é a mais certa do mundo.

  3. Nell
    Fevereiro 6, 2012 at 10:19 pm #

    É a mais pura verdade por algum motivo elas se sentem inferior e começam a tentar inferiorizar o Alvo . Sofro com isso tenho umas parentes que tentam me diminuir mais ñ conseguem ñ por que eu ñ dou o minimo ibope a elas e faço questão de demonstrar isso ( acho que cada pessoa tem sua trajetória e suas oportunidades … cada um tem seus planos ) . O melhor a fazer é continuar sendo nós msmos e esquecer essas más vibrações .
    Bjs

    • Dam
      Setembro 23, 2013 at 7:20 pm #

      Falou tudo Nell foi oque aconteceu cumigo hoje elas praticamente não se aceitam e querem ver defeito em todos (as) para tentar diminuí-las e se sentirem que nem elas mesmas mas eu também sou como você cada vez que tentam eu me acho mais que elas só que eu dou uma respostas elas ficam quietas porque é verdade elas não tem nem mais assunto pode ser que eu esteja errada em responder mas foi legal rsrsrsrsr abraços

  4. rafael beltrame
    Fevereiro 23, 2012 at 6:12 pm #

    putz, não é facil, ainda mais eu que trabalho em uma empresa onde todos são parentes do chefe e da chefa, a inveja e a fofoca são imensas neste lugar, é do patrão, do filho do patrão,são umas cobrinhas, fico louco para sair deste lugar, estou quase lá. abraços a todos..

  5. Julia
    Março 10, 2012 at 12:45 am #

    Trabalho com uma pessoa que me provoca o tempo todo e faz tudo para tirar minha paciência.Já tentei respirar fundo, tratar bem, me aproximar, tentei estabelecer paz de todas as formas possíveis,mas a ditocuja a brecha que tem quer causar pretextos par dicórdia.
    Em meu trabalho ninguém gosta dessa pessoa, pois ela passa em todos os setores para saber de tudo o que está acontecendo, saber da vida dos outros e do trabalho dos outros. Ela trabalhava em um cargo de confiança, mas as pessoas que iam ser demitidas, já sabiam isso antes mesmo de serem demitidas. Enfim todas as informações internas eram vazadas… até que o gerente a mudou de setor para que a mesma não fosse demitida… E agora que a sacana não tem mais esse foto de confiança fica peranbulando prá lá e prá cá para saber de tudoooo. Na minha como essa pessoa, fala mal de todo mundo, e quer o mal de todos, ela não gosta nem dela mesmo não se ama e só atrás coisas ruins na sua vida. Pessoas como essa…. não sei….

  6. Naira
    Março 14, 2012 at 1:06 pm #

    é bem dificil lidar com uma pessoa assim,já estou a 6 anos tentando e até agora minha vida tem sido um inferno por causa da monha sogra,extremamente,invejosa,fútil e destrutiva,já fiz até terapia para aguentar!é horrivel!!!to quase pulando no pescoço dela.

  7. Claudia Cardoso
    Abril 4, 2012 at 1:35 am #

    Tudo que estava precisando ouvir, lido sempre com isso na família, no trabalho e até com certos amigos, mais sou firme não dou espaço para abuso eles sentem aí então abro uma porta bem pequenininha para entrarem em minha vida. O importante é manter o limite.

  8. massaó nagashima
    Maio 9, 2012 at 2:36 am #

    tenho uma tia que chegou do japão,eu juro que não sei porque,mas ela tem tanta inveja de mim,eu sou o assunto da vida dela,mas acredito que isso irá passa.Obrigado pelo esclarecimento

  9. may-mayara
    Outubro 25, 2012 at 12:33 pm #

    oq penso ñ seria muito apropriado divulgar em rede nacional!!!
    kkkkkkkkk

  10. claudia
    Novembro 4, 2012 at 2:12 pm #

    E quando a invejosa olha pra vc, começa a pentear o cabelo, jogar o cabelo, ficar olhando pra sua cara e depois passa empinada, pra ver se vc vai ficar com raiva, isso mostra na cara que ela mesma está com inveja e ciumes, coitada….

  11. andreza
    Novembro 6, 2012 at 9:54 pm #

    moro no mesmo quintal q meu cunhado e a esposa dele ,e uma pessoa extremamente invejosa de tdo q compro de tdo q fasso acreditam q ano passado engravidei e quando ja estava no setimo mes ela tmb engravidou e pra sorte da inveja dela tmb era uma menina tento viver numa boa ,quando mha filha perde algumas roupas passo p ela ,mais tem hora q nao da ,tem vezes q ela faz umas coisas q so por deus tem q finjir q nao ouve e nao ver,ate c mha sogra as vezes ela chama p almoçar na casa dela todo mundo vai ,quando ela ve q eu e mha familia vamos inventa qualquer disculpa e nao vai ,emto cheia de sera coitada

  12. Ca
    Novembro 14, 2012 at 6:27 pm #

    É verdade, tenho o mesmo problema com uma colega de trabalho, que é dissimilada e gosta de inverter as coisas, cria situações chatas no local de trabalho, grita, faz escandalos e não reconhece seus próprios deslizes sempre apontando para os outros ou julgando. Tentei de certa forma onviver harmoniozamente com ela porém ficou impossível. O único sentimento que sinto por ela é pena, que na minha opnião é o pior sentimento que pode se sentir por alguém. Espero que ela encontre um caminho de luz e paz no coração, porque dessa forma o maximo que ela consegue é afastar quem um dia já pretendeu se aproximar dela.

  13. Salete
    Maio 12, 2013 at 6:38 pm #

    Muito triste esse sentimento. Acho que o melhor a se fazer em relação a um amigo invejoso é manter o distanciamento, pois fica impossível manter uma convivência saudável com alguém que sente inveja de vc, que não quer o seu sucesso na vida, a sua felicidade. Se fingirmos que nada estamos vendo e insistirmos nessa amizade, será como sermos conivente com o mal que nos fazem. Por mais que queiramos desfazer o mal, será um relacionamento destrutivo e que por isso temos que evitar para o bem de todos.

  14. camy
    Setembro 30, 2013 at 10:34 pm #

    Estou vivendo isso com minha sogra um verdadeiro inferno! quando estou perto ela parece um anjo, mas pelas costas e o “Diabo” em forma de gente, e olha que nunca fiz nada pra ela a nao ser amar o que deveria ser o seu bem mais precioso.

  15. adriana
    Novembro 18, 2013 at 7:33 am #

    oque fazer quando a pessoa e ruim,invejosa , e todos tem medo dela, a familia toda deixa fazer e falar oque ela quer,nao sou a favor disso cortei o mau pela rais, disse
    para ela que nao gostava dela nem de sua istoria de vida, agora nao tenho mais que suporta, que deus me proteja porque me afastei do mau.

Deixar uma resposta

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

Junte-se a 1.716 outros seguidores

